Sociedade

Mortes nas estradas da província do Bié

Quatro pessoas morreram e sete outras ficaram feridas em consequência de 15 acidentes de viação ocorridos no Bié, entre 30 de Janeiro e 6 de Fevereiro deste ano, deu a conhecer ontem o Co-mando da Polícia Nacional na província.

Nesse período foram registadas sete colisões de automóveis e velocípedes com e sem motor, três despistes, dois atropelamentos, um choque entre automóveis, um capotamento e igual número de embate contra obstáculo fixo. Os acidentes ocorreram nos municípios do Cuito (oito), Catabola e Chinguar (dois), Andulo, Camacupa e Chitembo (um cada), que resultaram em danos materiais calculados em 650 mil kwanzas.
O Comando da Polícia Nacional apontou como principais causas dos acidentes o excesso de velocidade, mau estado de algumas estradas e de muitos veículos, imprudência e desrespeito pelos sinais luminosos. A estas associam-se a condução sob o efeito do álcool e desobediência à regra da prioridade de passagem. No mesmo período, a Polícia de Trânsito aplicou 83 multas por várias infracções, 31 das quais ao Código da Estrada, com destaque para duas por transporte de crianças no banco da frente, três por desobediência a sinal luminoso, cinco por falta de capacete de protecção, seis por não uso do cinto de segurança e dez por utilização de telemóvel no exercício da condução.
Foram apreendidos 23 automóveis, 24 motorizadas, 20 livretes, 14 títulos de propriedade, dez verbetes e cinco cartas de condução. Em conformidade com a actuação, foram passadas 35 multas, o que resultou no pagamento de 377.696.00 kwanzas.

Situação delituosa
Na mesma semana, as forças policiais realizaram operações, que resultaram na apreensão de seis motorizadas, 12 botijas de gás butano, oito telemóveis, produtos alimentares e electrodomésticos diversos. Foram apreendidas 250 plantas de liamba e detidos 12 indivíduos, supostamente implicados em crimes.
No âmbito da “Operação Transparência” de combate à imigração ilegal, exploração ilícita de diamantes e o contrabando de combustíveis, no município de Camacupa, foram apreendidas cinco pás e vários bidões de plástico.
A Polícia apreendeu duas armas de fogo do tipo AKM, uma granada do tipo HEL-26R1 e duas minas antitanque em estado obsoleto.