Sociedade

Ideias dos inventores devem ser valorizadas

O director do Centro Tecnológico Nacional, Gabriel Luís Miguel, insistiu ontem, em Luanda, na necessidade de haver uma cultura de valorização das ideias produzidas pelos inventores nacionais.

Gabriel Miguel, que falava ao Jornal de Angola à chegada da delegação de inventores e criadores que participou na Feira Internacional de Nu-remberga, encerrada domingo, pediu aos empresários para apoiarem os protótipos e produtos criados por inventores angolanos.
No seu entender, muitas das soluções para os problemas nacionais podem ser solucionados por via do re-curso a essas invenções. Angola conquistou na 70ª edição da Feira de Ideias, Inovação e Novos Produtos três medalhas, sendo uma de ouro e duas de prata. No evento tecnológico, um dos mais antigos do Mundo, Angola estava para expor 11 projectos, mas apenas seis estiveram presentes em Nuremberga. Os autores dos restantes cinco projectos não se deslocaram à Alemanha por razões financeiras. Até agora, Angola tem dez participações na Feira de Nuremberga e já arrebatou 70 medalhas, sendo 13 de ouro, 37 de prata e 30 de bronze.
A Feira de Nuremberga realiza-se, anualmente, com o objectivo de promover o mérito da ideia, da criação e da invenção.