Sociedade

Debates sobre corrupção chegam às comunidades

Um projecto denominado “Diálogo Comunitário para o Desenvolvimento do Município”, foi apresentado no sábado, no distrito urbano do Sambizanga, município de Luanda, pela Amango-la, a União das Associações Locais de Angola.

O presidente da Amangola, Job Capapinha, informou na cerimónia que a iniciativa tem como objectivo manifestar total apoio ao Presidente da República, João Lourenço, no combate à corrupção e ao nepotismo, com vista à moralização da sociedade.
A iniciativa, esclareceu, vai ser materializada em todas as províncias e também em países onde a instituição tem representação.
“A comissão directiva da Amangola orienta as suas estruturas, em todo o país e no estrangeiro, a realizarem debates, através do projecto, nos municípios, distritos urbanos, bairros, aldeias, quimbos, escolas e nas co-munidades angolanas no estrangeiro sobre os desafios do combate à corrupção, ao nepotismo e ao branqueamento de capitais”, acentuou Job Capapinha.
O projecto, que tem como lema “Cidadãos Unidos ao Presidente João Lourenço no combate à corrupção e ao nepotismo, para a moralização da sociedade”, pretende ainda, de acordo com Job Capapinha, “auxiliar o Presidente da República a combater esses males”.
O presidente da Amangola explicou que o projecto tem ainda como finalidade reavivar e tornar sustentável o diálogo comunitário permanente, durante o qual vai ser ainda dada ênfase à importância da participação do cidadão no combate à corrupção e ao nepotismo” e aos benefícios sociais e económicos para os cidadãos.

Sociedade civil activa
Job Capapinha informou que, nas províncias e no estrangeiro, o projecto vai ser lançado até ao dia 28 de Feve-
reiro, em data, hora e locais a designar pelas comissões permanentes das delegações provinciais e pelas representações da Amangola no estrangeiro.
O presidente da comissão de moradores do Bairro Sambizanga, Gaspar Francisco, aplaudiu a iniciativa e disse que, através deste exercício, os cidadãos vão poder apresentar as suas opiniões.
A Amangola é uma organização da sociedade civil que, pela sua capacidade de mobilização e moralização dos cidadãos em geral, privilegia o diálogo com as comunidades e a transmissão da mensagem do Executivo voltada para a reso-
lução dos problemas que afligem a população das zonas urbanas, suburbanas e rurais do país.