Política

Presidente do Botswana visita Angola

O Presidente da República do Botswana, Mokgweetsi Masisi, inicia hoje uma visita de trabalho a Angola, para consultas bilaterais com o homólogo angolano, João Lourenço.

De acordo com uma nota da Casa Civil do Presidente da República, Mokgweetsi Masisi vai avistar-se amanhã com o Chefe de Estado angolano, no Palácio Presidencial da Cidade Alta.
O regresso a Gaberone do Presidente Mokgweetsi Masisi acontece também amanhã, por volta das 14 horas e trinta minutos. Mokgweetsi Masisi visitou Angola em Abril do ano passado, dias depois de ser investido como o quinto Presidente da República do Botswana, substituindo Seretse Khama Ian Khama.
As relações político-diplomáticas entre Angola e o Botswana remontam desde 18 de Fevereiro de 1976. Elas são consideradas normais, mas a Embaixada de Angola no Botswana entende que as mesmas poderiam ser melhoradas, atendendo à proximidade geográfica, histórica e factores ecológicos que não têm sido devidamente explorados.
Com uma população estimada em 2.262.000 de habitantes, a República do Botswana tem uma democracia multipartidária das mais longínquas do continente africano. É considerado um dos países mais estáveis de África e relativamente livre de corrupção.
Apesar da existência da pena de morte, o Botswana é considerado um país exemplar na questão das liberdades individuais e protecção dos direitos humanos a todos os níveis.