Política

Carlos Fonseca inicia funções em Portugal

O diplomata Carlos Alberto Saraiva de Carvalho Fonseca entregou ontem, em Lisboa, as cartas credenciais ao Chefe do Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, iniciando as funções de embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola na República de Portugal.

Nomeado a 17 de Maio deste ano, pelo Presidente da República, João Lourenço, Carlos Fonseca substituiu no cargo José Marcos Barrica, exonerado, por decreto presidencial, no dia 23 de Abril.
O embaixador já exerceu as funções de secretário para os Assuntos Diplomáticos e de Cooperação Internacional do Presidente da República durante o mandato do ex-Presidente José Eduardo dos Santos.
Portugal é um dos principais parceiros comerciais de Angola. As empresas portuguesas têm uma forte presença na economia angolana, fundamentalmente, nos sectores da construção e da banca. Portugal é igualmente um importante exportador de produtos alimentares e bebidas. Angola, por via das empresas privadas, tem vários investimentos em Portugal com actividades que vão desde a energia, telecomunicações à banca.