Política

Angola no 14º Simpósio sobre Hidráulica e Recursos Hídricos da CPLP

Uma delegação angolana, chefiada pelo secretário de Estado das Águas, Lucrécio Alexandre Costa, participa desde ontem, em Cabo Verde no 14º Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O evento, que vai até sexta-feira, tem como objectivo principal promover o avanço do conhecimento nos domínios da hidráulica e dos recursos hídricos, bem como estimular o intercâmbio de ideias e de experiências no sector.

Trata-se de uma iniciativa conjunta da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) e as congéneres do Brasil (ABRHidro), Cabo Verde (ACRH) e Moçambique (Aquashare), realizada sob o lema “25 anos construindo a comunidade da água da CPLP”.
Durante o certame, os participantes vão debater vários temas com o propósito de encontrar soluções para os problemas específicos e comuns que caracterizam a gestão dos recursos hídricos de cada um dos países-membros, assim como para partilhar os avanços técnicos e científicos da governança sustentável deste recurso.
O certame decorre em sessões temáticas com destaque para a “Adaptação às mudanças climáticas , educação para uma nova cultura da água”, “As TIC´s na gestão de recursos hídricos/tecnologias móveis, acesso aberto à informação e ferramentas de gestão” e “Gestão de zonas costeiras e orlas marítimas”, entre outros temas.
Estão ainda previstas sessões especiais, de entre as quais uma dedicada ao tema “Construindo a comunidade da água da CPLP” e outra sobre “Planos de gestão de regiões hidrográficas: que modelos para os países da CPLP”.

Além do secretário de Estado, fazem parte também da delegação representantes do Instituto Nacional dos Recursos Hídricos (INRH), Direcção Nacional de Águas(DNA) da Empresa Pública de Distribuição de Águas de Luanda, EPAL E.P, da Faculdade de Ciências, da Universidade Agostinho Neto, da Academia de Pescas do Namibe.