Política

Presidente exonera e nomeia embaixadores

O Presidente da República, João Lourenço, exonerou 13 embaixadores e nomeou novos para os Estados Unidos, Brasil, Alemanha, Israel, Namíbia, Zimbabwe, Zâmbia, Guiné Equatorial, Reino dos Países Baixos, Emirados Árabes Unidos, República da Coreia e Vietname.

De acordo com uma nota à imprensa da Casa Civil do Presidente da República, Joaquim do Espírito Santo é o novo embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola nos Estados Unidos. O embaixador substitui no cargo Agostinho Tavares da Silva Neto.
Florêncio Mariano da Conceição e Almeida deixou de ser embaixador na Itália e foi nomeado para exercer o mesmo cargo na República Federativa do Brasil, em substituição do agora exonerado Nelson Manuel Cosme.
Na Alemanha, Balbina Malheiros Dias da Silva é a nova embaixadora extraordinária e plenipotenciária, em substituição de Alberto Correia Neto. Osvaldo dos Santos Varela foi nomeado embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola acreditado na República de Israel, no lugar do exonerado Feliciano António dos Santos.
Na vizinha Namíbia, Jovelina Alfredo António Imperial da Costa é a nova embaixadora. Manuel Alexandre Duarte Rodrigues foi exonerado do cargo de embaixador extraordinário e plenipotenciário na Namíbia. Agostinho Tavares da Silva Neto é novo embaixador no Zimbabwe, onde substitui Pedro Hendrick Vaal Neto.
Na Zâmbia, Azevedo Xavier Francisco ocupa agora o cargo de embaixador extraordinário e plenipotenciário em substituição de Balbina Malheiros Dias da Silva.
António Manuel Luvualu de Carvalho é o novo embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola acreditado na República da Guiné Equatorial, substituindo no cargo Gilberto Buta Lutucuta, ontem exonerado. No Reino dos Países Baixos, Maria Isabel Gomes Godinho de Resende Encoge é a nova embaixadora extraordinária e plenipotenciária, substituindo no cargo Alberto do Carmo Bento Ribeiro.
Na Ásia, Albino Malungo foi nomeado para o cargo de embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angonos Emirados Árabes Unidos, sunstituindo José Andrade de Lemos, exonerado do cargo. Na República da Coreia, Edgar Augusto Brandão Gaspar Martins é o novo embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola, ocupando o lugar deixado por Albino Malungo.
No Vietname, Agostinho André de Carvalho Fernandes ocupa agora o cargo de embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola. João Manuel Bernardo foi exonerado do cargo.