Política

Presidente da República já está em Luanda

O Presidente da República, João Lourenço, regressou ontem ao país, proveniente de Nova Iorque (EUA), onde participou na 74ª sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas.

À sua chegada a Luanda, João Lourenço, acompanhado da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, recebeu, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, cumprimentos de boas-vindas do Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, do governador de Luanda, Luther Rescova, de membros do Executivo e de altos funcionários do seu gabinete.
Ao intervir, terça-feira, no debate geral da 74ª sessão da Assembleia-Geral da ONU, o estadista angolano destacou as profundas reformas em curso no país, que têm como objectivo construir um Estado Democrático de Direito, assim como combater a corrupção e a impunidade.Durante a sua permanência em Nova Iorque, para além do debate geral, o Chefe de Estado também participou na Cimeira da Acção Climática, na qual líderes do mundo inteiro apelaram à corrida contra o tempo para travar a subida da temperatura global.
À margem da Cúpula sobre o Clima, o Presidente angolano e nove homólogos africanos avaliaram, com a Chanceler alemã, Angela Merkel, a situação da paz, segurança e desenvolvimento da Região dos Grandes Lagos.
Discursou, também, no Conselho de Relações Exteriores dos Estados Unidos da América, onde apelou ao investimento norte-americano em Angola.
No dia seguinte ao discurso na Assembleia-Geral da ONU, reuniu-se com o responsável máximo do Banco Mundial, David Malpass, e com representantes de instituições bancárias e financeiras de primeira linha dos Estados Unidos, encontros que serviram para mobilizar recursos e falar do novo ambiente de negócios em Angola.