Mundo

Moçambique: Governo explica no parlamento dívidas ocultas

O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) vai, amanhã ao parlamento questionar o Governo sobre reembolso das dívidas ocultas, face às acusações de desvio para pagamento de subornos.

O pedido de informação ao Governo, formulado pela bancada do MDM, refere-se às notícias, que circulam na imprensa nacional e internacional sobre a distribuição de subornos e sub-facturação.
Segundo o MDM, o povo moçambicano quer saber se o Governo vai continuar com o processo de reestruturação das dívidas ilegais avaliadas em 2,2 mil milhões de dólares e se o país vai pagá-las.
Por sua vez, Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), principal partido da oposição, diz que vai também questionar o Executivo sobre o caso dos disparos efectuados no dia 16 de Fevereiro contra cinco cidadãos residentes no Parque Nacional da Gorongosa, centro do país, pelos guardas locais.
As acusações feitas pela Justiça norte-americana e pelo Ministério Público moçambicano e as detenções relacionadas com o caso das dívidas ocultas sustentam as suspeitas de que o dinheiro alimentou uma teia de corrupção interna e internacional, prossegue o MDM.