Cultura

Nguxi dos Santos recebe menção honrosa em Itália

O fotógrafo e realizador de televisão Nguxi dos Santos recebeu uma menção honrosa pela recente participação, em Roma, numa exposição colectiva, com a obra “O Olhar do Deserto”, organizada pela Artcom Expo International Association of Artists and Partner.

Nguxi dos Santos fez parte de um grupo de cerca de 70 artistas dos Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, França, Rússia, Chile, Argentina, Albânia, Noruega, Emirados Árabes Unidos e Itália, cujas obras estiveram patentes na Galeria do Palácio Maffei Marescotti, de 19 a 26 de Junho, sob o lema “Atravessando Continentes”.
Em 2017, a Artcom Expo já tinha atribuído uma medalha de reconhecimento ao artista angolano pelo contributo à cultura angolana. A sua escolha para esta edição deveu-se ao trabalho documental que tem feito com a artista plástica Zélia Ferreira, igualmente angolana, residente na Europa, que também participou na exposição colectiva em Roma.
Em 2015, Nguxi dos Santos recebeu o Prémio Nacional da Cultura e Artes (PNCA), pelo contributo no campo do cinema documental angolano e à fotografia.
Artcom Expo Association Internacional of Artists and Partner, criada em Abril de 2012, na Noruega, é uma associação composta por artistas plásticos, poetas e escritores, com o objectivo de promover o intercâmbio cultural no domínio das artes e da literatura entre os países através de exposições em galerias de prestígio internacional, dando assim oportunidade aos associados de exporem as obras e propagarem a produção no mundo.