Economia

Total descobre grandes jazidas de gás natural

A empresa petrolífera francesa Total anunciou na sexta-feira uma descoberta de gás no “offshore” da África do Sul, na denominada prospecção Brulpadda, na bacia de Outeniqua, 175 quilómetros a sul da costa daquele país.

O vice-presidente da Total para a área da Exploração, Kevin McLachlan, anunciou , no portal da petrolífera, a descoberta de Brulpadda, cuja perfuração é feita numa zona difícil, de águas profundas.
Kevin McLachlan acrescentou que está a ser feita a 3.633 metros de profundidade, no bloco 11B/12B do “offshore” sul-africano. “Trata-se de uma jazida que pode representar cerca de mil milhões de barris de gás condensado”, comentou.
O presidente executivo da Total, Patrick Pouyanné, declarou à comunicação social, ao apresentar em Paris os resultados do grupo em 2018, a probabilidade de ser uma grande jazida, mas numa zona cuja exploração se apresenta difícil, com ondulação forte e uma meteorologia nada fácil.
As condições meteorológicas e de agitação marítima levaram a Total a suspender uma campanha de prospecção no mesmo sector em 2014.
O ministro sul-africano dos Recursos Minerais, Gwe-de Mantashe, manifestou a satisfação após o anúncio da petrolífera francesa . “É potencialmente um im-pulso para a economia e aplaudimos a descoberta. uma vez que continuamos a procurar investimento para fazer crescer a nossa economia”, afirmou.
Os consultores da WoodMackenzie incluíram, no princípio do ano, a Brulpadda-1 entre as explorações mais prósperas do ano em curso, à luz da estimativa da descoberta de um milhão de barris de óleo equivalente.