Economia

Representações comerciais encerram no final deste mês

As Representações Comerciais de Angola no Exterior vão encerrar até ao dia 28 deste mês, segundo uma ordem de serviço do Ministério do Comércio, assinada pelo ministro Jofre Van-Dúnem Júnior.

No documento, o ministro informa que, “com carácter imediato e incondicional, devem as então Representações Comerciais de Angola no Exterior adoptarem procedimentos conducentes a cessação de funções nos termos da lei e concomitante regresso ao país dos funcionários de nomeação central que se encontram até a data em exercício de funções”.
As representações visadas são as de Espanha, China, Portugal, Brasil, Bélgica, Estados Unidos, Macau e África do Sul. A medida é justificada com a necessidade de se conformar a figura dos então Representantes Comerciais de Angola no estrangeiro ao Decreto Presidencial que aprova o Estatuto Orgânico do Ministério das Relações Exteriores para a categoria funcional de Adido Comercial junto das Missões Diplomáticas dos países de acolhimento e abrange, igualmente, o pessoal de recrutamento local.
O documento indica que, a partir do dia 28 de Fevereiro, as “Representações Comerciais deixam de ter despesas de pessoal, sob cominação de responsabilização do gestor da respectiva Representação Comercial”.