Economia

MultiChoice sobe tarifas da televisão por satélite

O provedor de televisão por satélite MultiChoice Angola anunciou, hoje, que eleva os preços dos pacotes da DSTV em até 10 por cento a partir do dia um de Setembro, o que afirma que vai viabilizar a melhoria da programação oferecida aos clientes.

A MultiChoice declara no comunicado emque os aumentos são anunciados, que o procedimento está em conformidade com o Instrutivo do Inacom nº 1/2020, de 14 de Fevereiro, que autoriza os operadores de televisão por assinatura a actualizarem os preços a partir do dia 1 de Setembro.

A companhia anuncia a subida do preço do pacote Mega de 19.900 kwanzas, para 21.950, Premium de 16.500 para 18.200, Bué de 13.900 para 15.850, Grande Mais de 10.700 para 12 mil e Grande de 6.900 para 7.600.

Há também aumentos nessas mesmas proporções nos pacotes Família e Fácil, nos pacotes adicionais em língua francesa, bem como nos temáticos da Índia e da China, além dos serviços HD-PVR, ExtraView e BoxOffice, mas a tarifa do pacote Básico mantém-se em 1.900 kwanzas. 

Os provedores de televisão por satélite, além da MultiChoice, a TV Cabo e a ZAP, viram, em Maio do ano passado, solucionado um impasse que se arrastava desde Fevereiro daquele mesmo ano, quando o Instituto Angolano de Comunicações (Inacom), o regulador do mercado, impediu aumentos abruptos das tarifas.

Naquela altura, no decurso de um processo acentuado de depreciação do kwanza, as companhias alegavam ter perdido a capacidade de adquirir serviços no estrangeiro com base nas tarifas, impondo ao mercado aumentos que se situavam em até 40 por cento. 

A MultiChoice declarou, naquela altura, que não actualizava os preços nos dois anos anteriores apesar de inflação, naquela ocasião situada, em cerca de 20 por cento em termos homólogos, da depreciação contínua do kwanza, e da expansão da operação da companhia.