Economia

Dados sobre exploração petrolífera já disponíveis

As empresas nacionais e internacionais já podem aceder ao pacote de dados para a exploração petrolífera das Bacias Terrestres do Baixo Congo e do Kwanza, cuja data de lançamento do concurso estava prevista para final deste mês.


Num comunicado, a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) indica que, de acordo com o cronograma de actividades do Processo de Licitação 2020, estavam criadas todas as condições para que até ao final deste mês fosse feita a divulgação do anúncio de intenção de lançamento do concurso público para a exploração petrolífera nas Bacias Terrestres do Baixo Congo (CON1, CON5 e CON6) e do Kwanza (KON5, KON6, KON8, KON9, KON17 e KON20).

“Devido aos constrangimentos conjunturais actuais, causados pela pandemia da Covid-19, a data pode sofrer pequenos ajustamentos”, afirma a ANPG, realçando que, “apesar da conjuntura adversa, não se alteraram os objectivos das licitações calendarizadas anteriormente”.

“A concessionária nacional publicará oportunamente, no seu portal e nos meios de comunicação nacionais e internacionais, mais informação sobre a evolução do processo, bem como o anúncio de intenção de lançamento do concurso público”, esclarece a ANPG, para acrescentar que se mantém válida a necessidade de dinamizar e dar continuidade às operações petrolíferas no país, com destaque para a actividade de exploração. As entidades que pretendam consultar os dados das bacias e outras disponíveis, bem como participar num Data Show Room a realizar pela concessionária nacional, devem manifestar o interesse através da página web da ANPG (www.anpg.co.ao).