Desporto

Promotora promove Campeonato Africano

A maior promotora africana de futebol freestyle, a Feet ‘N’ Tricks International (www.FeetAndTricks.com), revelou a edição inaugural do Campeonato Freestyle UNLOCKED África'2020, o primeiro deste tipo em todo o continente.

Valentine Ozigbo, presidente da Feet ‘N’ Tricks International, durante a primeira conferência de imprensa virtual da empresa, realizada no Zoom na terça-feira, 26 de Maio último, revelou que o campeonato será online e estará repleto de prémios e surpresas, para “desenvolver e nutrir aquilo que é, para muita gente, uma arte, um estilo de vida e uma paixão”.
O Campeonato Freestyle UNLOCKED África'2020 é a quarta edição do evento anual desta modalidade.

A partir de Lagos, Valentine Ozigbo, um respeitado líder empresarial e filantropo nigeriano, exprimiu a paixão e empenho em continuar a promover o futebol freestyle em África. “Não desistiremos até que um africano seja Campeão Mundial e, como vamos receber o Campeonato Mundial de Futebol Freestyle na Nigéria, quem sabe... talvez aconteça no meu estado, Anambra”.

Sublinhando o facto de o mundo estar a atravessar um momento difícil, devido à Covid-19, explicou que a paixão pelo desenvolvimento desta modalidade o estimulou a encontrar uma forma de superar o obstáculo da pandemia, e dar continuidade à tradição pela qual se apaixonou. Acrescentou que, enquanto a prática da maioria dos desportos teve de ser interrompida ou reduzida, o futebol freestyle pode prosseguir facilmente sem contacto físico, respeitando as regras de distanciamento.

A conferência de imprensa teve mais de 150 participantes, incluindo as principais editoras, jornalistas, freestylers profissionais e entusiastas da disciplina de todo o continente.

Algumas das personalidades presentes foram Daniel Woods, co-fundador da World Freestyle Football Association, Amaju Pinnick, um dos mais importantes dirigentes futebolísticos da Nigéria, Lukas Skoda, gestor de operações da WFFA, Odyke Nzewi, director da Feet ‘N’ Tricks, e Dele Momodu, fundador do Ovation Media Group.

Os freestylers profissionais de maior relevo, que aderiram ao evento, foram Titi Kone, o actual campeão africano, Ayoub Haouas da Tunísia, Ashley Mkhize da África do Sul e Patofs de Madagáscar.

Daniel Wood agradeceu a Ozigbo por conseguir ver mais além do desânimo do mundo actual e identificar formas de esperança e oportunidades, através de meios virtuais. Após sublinhar que o confinamento global interrompeu as actividades desportivas em todo o mundo, Wood elogiou Ozigbo pela tenacidade, já que o Freestyle Unlocked África' 2020 é a única competição de freestyle realizada este ano, além do Campeonato Mundial de Futebol Freestyle que se encontra a decorrer.

Também exprimiu o entusiasmo pelo Freestyle Unlocked África'2020 enquanto oportunidade para mostrar a beleza e os talentos inexplorados de África.
Amaju Pinnick, presidente da Federação Nigeriana de Futebol (NFF), transmitiu uma mensagem animadora, que ecoou os elogios e incentivos de Daniel Wood.
O dirigente desejou boa sorte à Feet ‘N’ Tricks para o Freestyle Unlocked África'2020 e prometeu apoiar a Federação de futebol do país.

Valentine Ozigbo descreveu a mecânica da competição, esclarecendo que foi concebida para promover a inclusão, atribuindo prémios diários a concorrentes do sexo masculino e feminino, enquanto os praticantes de futebol freestyle competirão por um grande prémio no valor de 1000 dólares. No total, serão entregues 6300.

Ozigbo, ex-presidente e CEO imediato da Transcorp Plc, lançou um apelo a todos os patrocinadores e fãs a aproveitarem esta oportunidade para promover uma cultura capaz de agregar as pessoas e promover a união.

O Freestyle Unlocked África'2020 começa no dia 1 de Julho, e a grande final da competiçõ ocorrerá a 20 do mesmo mês.