Desporto

Palanquinhas jogam hoje com o Botswana

A Selecção Nacional Sub-20 de Futebol joga amanhã, às 12h00, diante da congénere do Botswana no Estádio Nkana, na cidade de Kitwe, para a segunda jornada do Grupo C da Taça Cosafa, que se disputa desde domingo passado na Zâmbia.

Depois da igualdade a uma bola frente ao Lesotho, na ronda inaugural, os Palanquinhas têm um teste difícil com um adversário que foi derrotado na jornada anterior.

O treinador e coordenador do futebol jovem do Gabinete Técnico das Selecções Nacionais, Pedro Gonçalves, nomeou um grupo de 22 jogadores experientes para suplantar o adversário, com realce para Daniel Liberal, extremo esquerdo da Chievo da Itália, e o guarda-redes Carlos Peixoto (FC Porto).      
A Selecção Nacional precisa de um triunfo sobre os tswaneses, para garantir a  qualificação para as meias-finais, já que uma nova igualdade remete o grupo a dependência de terceiros.
Os Palanquinhas podem alcançar o objectivo traçado pela equipa técnica, caso se apresentem concentrados durante o jogo e mostrem eficácia na finalização. 
A Selecção Nacional, que já disputou quatro finais do torneio, perdeu em três seguidas, entre 2000 e 2002, e em 2011, desta vez derrotada pela similar da Zâmbia, por 2-1, na África do Sul.
Depois de classificar-se na quarta posição, em 2016, na África do Sul, os Palanquinhas ficaram no quarto e último lugar do Grupo C, com um ponto, na prova disputada no ano passado na Zâmbia. A selecção do Botswana, por sua vez, que foi derrotada pelo Zimbabwe, pretende complicar no máximo os angolanos.