Desporto

Moçambique acolhe disputa do Pré-Olímpico africano

Moçambique vai sediar, de 10 a 18 de Novembro, a disputa do Torneio Olímpico africano sénior feminino de basquetebol, de pré-qualificação para os Jogos Olímpicos, Tóquio’2020.

Malásia e Nova Zelândia são o epicentro da Ásia - Oceânia, enquanto a Argentina e o Canadá recebem no seu regaço a compita qualificativa das Américas, provas agendadas para as mesmas datas.
Na zona africana, seis selecções pelejarão pelas duas vagas de qualificação no Torneio Olímpico feminino FIBA’2020, em Fevereiro do próximo ano. Para a competição, estão apurados os seis primeiros classificados do Afrobasket 2019. Angola integra o Grupo B, com o Senegal e o Mali, enquanto a Nigéria, campeã africana, Moçambique e República Democrática do Congo defrontar-se-ão no A. Nas regiões das Américas e Ásia-Oceânia, oito países competirão por quatro vagas, tal como nas Américas.
O Canadá alberga o Grupo A ao lado da República Dominicana, Cuba e Porto Rico - enquanto a Argentina organiza o B integrado pelos Estados Unidos, Brasil e Colômbia.
Na zona Ásia - Oceânia, estão igualmente classificadas oito selecções, nomeadamente a Coreia do Sul, China, Filipinas e Nova Zelândia, na Série A, cujo torneio vai realizar-se na Nova Zelândia. No B, estão Japão, Austrália, Taiwan e Índia e a prova será jogada na Malásia.
Na Europa, as seis primeiras classificadas do EuroBasket’2019 garantiram qualificação directa para os torneios olímpicos FIBA 2020, mormente a Espanha, França, Sérvia, Inglaterra, Suécia e Bélgica.
No total, a FIBA fará disputar cinco torneios, com a África a organizar um torneio, as Américas e Ásia - Oceânia recebem dois torneios cada.