Desporto

Glórias do passado voltam aos campos

Beto Ferreira e Pina de Al-meida voltam, hoje, a orientar as equipas do Petro e do Ferroviário de Luanda, às 19h00, na quadra de jogos do Catetão, no início da preparação de ambos conjuntos, para a jornada “Memórias de Ouro”, organizada pela Federação Angolana de Andebol (FAAND).

A iniciativa do elenco dirigido por Pedro Godinho visa homenagear os praticantes que no passado dignificaram a modalidade, trazendo-os ao conhecimento das gerações de jogadores mais jovens, para unir ainda mais amantes e praticantes de andebol.
Segundo o programa, a que o Jornal de Angola teve acesso, a primeira etapa das “Memórias de Ouro” termina com os jogos entre as antigas praticantes dos dois clubes, em femininos, no próximo dia 6 de Abril, na Cidadela. Para a classe masculina, as glórias do passado do 1º de Agosto vão defrontar uma selecção de antigos praticantes, com destaque para aqueles que transitaram da época colonial para o período pós-Independência.
Na próxima quinta-feira, nas instalações do Clube dos Caçadores, devem entrar em acção estrelas doutro tempo, como Victor Araújo, Joaquim Cunha “Inguila”, Victor Le-mos, Pedro Godinho, entre outros, numa lista que incluiu o actual presidente do clube militar, Carlos Hendrick.
Até ao dia dos jogos, as equipas treinam às terças e quintas, nas quadras do Catetão e do Clube dos Caçadores. Para representar o Petro, Be-to Ferreira convocou as jogadoras seguintes: Graça Ban-
deira, Fábia Raposo, Elisa Peres, Bernardete Rodrigues “Bida”, Hermínia Coelho, Rosa Torres “Rosita”, Felisbela Teixeira “Belinha”, Elisa Webba Torres “Lili”, Liliana Mesquita, Esperança Furtado “Panchita”, Lídia João, Anabela Ordenã,  Palmira Barbosa, Maura Faial, Filomena Trindade “Filó”, Catarina Gonga, Teresa Joaquim, Ana Paula Silva “Palú”e Ana Sacramento.
Para defender as cores do Ferroviário, o treinador Pina de Almeida chamou as andebolistas que se seguem: Palmira Barbosa “Mirita”, Lour-
des Pereira, Ana Martins “Bininha”, Ana Beatriz “Bibia”, Anabela Jaime, Aline Cunha, Cacilda Lima, Luzia Bezerra “Prazeres”, Bernardeth Ro-drigues “Bida”, Alexandra Neto “Xanda”, Carla Silva, Cesaltina Ceita “Butina”, Ermelinda Soito “Nina”, Eva Almeida “Carocha”, Fausta Afonso, Isabel Valentim “Belinha”, Loia Fortunato, Luísa Napoleão “Xanquete”, Ma-nuela Silva “Nela”, Mena Pi, Nazaré, Suzana Gil “Suzy” e Ruth Fernandes.