Desporto

Basquetebol/Eleições: Moniz Silva foi o primeiro a entregar a candidatura

José Moniz da Silva foi o primeiro de três concorrentes a entregar, na terça-feira, a proposta de candidatura à Comissão Eleitoral (CE), tendo em vista as eleições dos novos corpos sociais da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) para o ciclo olímpico 2020/2014.

O sufrágio está aprazado para 22 de Novembro próximo. Os restantes pretendentes têm até às 15h00 do dia 22 do corrente para fazerem chegar a documentação na sede social da instituição. Jean Jacques da Conceição e Manuel Moreira já assumiram as pré-candidaturas com a apresentação das linhas de acção.

A assessoria de comunicação do candidato Moniz Silva disse ao Jornal de Angola que a apresentação oficial do programa de gestão, em conferência de imprensa, acontece a 3 de Outubro, contrariamente ao que havia sido anunciado. O pronunciamento vai ser feito em decorrência da decisão de elegibilidade ou não da lista.

O presidente da CE, Paulo Daniel Bunga, apela aos candidatos a pautar pela objectividade por tudo que o basquetebol representa aos angolanos: “é uma modalidade que nos traz muitas alegrias”. Em declarações ao Jornal de Angola, a 17 de Agosto último, após tomar posse, Bunga garantiu que os regulamentos serão cumpridos integralmente: “esperamos que as listas estejam todas em conformidade com a Lei das Associações Desportivas e os Estatutos da Federação. Se todos os passos forem seguidos, não teremos qualquer sobressalto”. 

A CE é integrada também por Joana António (secretária) e Elizabeth Pedro (escrutinadora). A população votante ficou definida sábado último durante a Assembleia-Geral Extraordinária. De acordo com o calendário eleitoral, o comunicado a confirmar a elegibilidade das listas será divulgado no próximo dia 2 de Outubro. A campanha tem início a 22 do mesmo mês e prolonga-se até 20 de Novembro.