Desporto

1º de Agosto vence Caála e fica isolado na liderança

  Com “bis” de Nelson da Luz, a equipa do 1º de Agosto, tri-campeã nacional, reforçou a liderança isolada do Girabola 2018/19, ao derrotar ontem o Recreativo da Caála, por 2-0, no Estádio Mártires da Canhala, na sequência da disputa da 11ª jornada, contrariando as pretensões dos comandados de David Dias, que vinham de duas vitórias consecutivas diante do Sagrada Esperança e FC Bravos do Maquis.

A jogar no 4-4-2 clássico, o 1º de Agosto entrou bem no jogo e procurou nos minutos iniciais visar a baliza de Beny, com o médio Mário a desperdiçar uma situação clara de golo aos cinco minutos. Galvanizada com o apoio dos adeptos, a formação militar fez um jogo inteligente e remeteu o Caála ao seu meio campo.
Decorridos 16 minutos, a equipa de Dragan Jovic teve a primeira contrariedade. Massunguna lesionou-se e foi substituído por Yisa. Com a entrada do central nigeriano, a estrutura defensiva do 1º de Agosto não abanou.
Com três toques na bola, Nelson da Luz  rubrica golo monumental, aos 27 minutos. Tony Cabaça jogou com Macaia, que assistiu o avançado para fazer o “golaço”,  a uma distância de 30 metros. Melhor na abordagem do jogo, o detentor do troféu do Girabola procurou alargar a vantagem, o que viria a acontecer novamente por Nelson da Luz , que concluiu de cabeça, aos 40 minutos, cruzamento de Mongo.
Na condição de visitado, o Caála não teve bagagem competitiva, para garantir um resultado positivo diante dos rubro e negros, superiores em todos os aspectos. Os caalaenses ficaram tristes com a derrota, mas felizes com a receita arrecadada, já que o estádio esteve lotado.
No Estádio dos Eucaliptos, o Cuando Cubango FC voltou a perder por 1-2 diante da Académica do Lobito, sendo a terceira derrota seguida. Os “estudantes” lobitangas retornaram aos triunfos, depois da derrota sofrida por 1-0 frente aos católicos.
O Progresso Sambizanga quebrou o “enguiço” de quatro jogos sem vencer, ao derrotar o Santa Rita do Uíge, por 1-0, no Estádio dos Coqueiros, num jogo disputado palmo a palmo. Os sambilas acabaram por fazer a diferença a três minutos do fim, com magnífico golo de Giló. Na abertura da jornada registaram-se os resultados Sagrada-Maquis (1-1),Sporting-Kabuscorp (0-0), Saurimo FC-Interclube (1-0) e Libolo-ASA (2-1).