Cultura

Semana da língua italiana exalta a beleza do idioma

Um ciclo de cinema, debates e conferências marcam este ano a 18.ª Semana da Língua Italiana, que se realiza de 15 a 22 deste mês, em Luanda, sob o alto patrocínio do Presidente da República da Itália, Sergio Mattarella.

A iniciativa da Embaixada da Itália em Luanda  visa exaltar a beleza do idioma italiano, dando particular importância à celebração do quinquagésimo aniversário do filme “Riusciranno i nostri eroi a ritrovare l’amico misteriosamente scomparso in Africa?” do realizador Ettore Scola.
A 18ª Semana da Língua Italiana abre no próximo dia 15, às 18h00, no Camões-Centro Cultural Português, em Luanda, na presença do embaixador italiano em Angola, Cláudio Miscia, com a exibição do filme  “Riusciranno i nostri eroi a ritrovare l’amico misteriosamen-
te scomparso in Africa?” de Ettore Scola, legendado em português.
O filme narra a aventura de Fausto di Salvio (Alberto Sordi) e Ubaldo Palmarini (Bernard Blier), na procura,  em Angola, do cunhado de Salvio, de quem não têm notícias há anos.
O ciclo de cinema prossegue na terça-feira, 16, às 18h30, no Camões, com a exibição do filme “Le conseguenze dell’amore”  de Paolo Sorrentino, legendado em português, oferecido pela Embaixada da Suíça, e quinta-feira, 18, à mesma hora e no mesmo local, com a apresentação do documentário religioso  “Sindone - Storia di un Mistero”, em italiano, oferecido pela Nunciatura Apostólica.
A sede da União dos Escritores Angolanos (UEA) acolhe na próxima quarta-feira, 17, às 18h30, um debate, em português, sobre o filme de Ettore Scola “Riusciranno i nostri eroi a ritrovare l’amico misteriosamente scomparso in Africa?” realizado em Angola em 1968. Este é o único filme italiano rodado em Angola.
Na sexta-feira, 19, o Centro Cultural Brasil-Angola (CCBA) vai ser o cenário de um concerto de música de Roberto Rosati, a partir das 18h00, seguido 30 minutos mais tarde da realização da conferência em português  “Aprenda italiano em duas horas com o embaixador Claudio Miscia”. No Canal 1 da Televisão Pública de Angola (TPA), no sábado, 20, será exibido o filme “Riusciranno i nostri eroi a ritrovare l’amico misteriosamente scomparso in Africa?”, às 23h00.
A 18.ª Semana da Língua Italiana encerra no dia 22, com a realização da conferência “Enrico Mattei e África – Uma revolução no sistema energético mundial”, em português, da historiadora italiana Giulia Strippoli, às 18h00, no Memorial Dr. António Agostinho Neto.