Cultura

Livro de Lopito Feijóo já disponível em Luanda

Depois do lançamento no passado dia 21 de Setembro, na Casa de Angola, em Lisboa, o novo livro de poesia de Lopito Feijóo, “Doutrinárias Lâminas Doutrinárias”, já está disponível em Luanda, após a apresentação na noite de terça-feira, no Camões - Centro Cultural Português.

Com a chancela da editora Acácias, a obra junta 60 textos poéticos divididos em três capítulos, nos quais o autor aborda  o passado de Angola, aproveitando e recriando a tradição oral, revisitando a  “sabedoria”  contida nos provérbios.  
Este é o  primeiro livro de uma trilogia, a que Lopito Feijóo também chama de “Textos Poépicos, de Poemas Épicos”, relativos a diferentes momentos históricos da realidade social, económica e política de Angola. 
O segundo volume da trilogia, “Mortíferos de Doutrinária Sapiência”, vai ter enfoque no tempo presente e o terceiro,  intitulado “Doutrinárias Imaginações Doutrinárias”, vai abordar, de forma premonitória, o que pode vir a ser a realidade política, económica e social de Angola nos próximos anos. 
Na cerimónia de apresentação do livro, Lopito Feijóo reconheceu o amor dos jovens pela literatura, mas para serem melhores, precisam ler e dominar o dicionário e a gramática de língua portuguesa porque se assim não for, vão dar tiros aos próprios pés.
Ao proceder à apresentação do livro, o escritor António Gonçalves disse que o autor fez uma construção poética do épico, profético, estética, clássico e concreto na História de Angola, tendo sublinhado existir uma metáfora em dois sentidos, “O homem que age como animal e o animal que age como homem”.
Na mesma senda, a poetisa Cintia Gonçalves, que fez a apresentação do livro, afirmou que o terceiro capítulo da obra poética apresenta-se de forma paradoxal, trazendo abordagens de factos   ligados à modernização por excesso e o combate ao bem. Lopito Feijóo nasceu em Malanje. Estudou Direito em Luanda, na Universidade Agostinho Neto (UAN). É deputado (reformado), da Assembleia Nacional.