Cultura

Imprensa Nacional anuncia candidatos

A apresentação e divulgação das propostas de livros escolhidas para a fase final ao concurso de conto e de poesia do Prémio Imprensa Na-cional de Literatura acontece hoje, às 9h30, na biblioteca da instituição, sita na Cidade Alta, em Luanda.

A apresentação é feita tendo em conta o regulamento do prémio, num acto em que são ainda divulgados os nomes dos autores das propostas de livros submetidas ao concurso, cujo prazo limite de entrega foi a última sexta-feira, dia 9.
Durante o acto vão ser igualmente divulgadas as instituições em que pertencem os júris. Mas os nomes de cada um vai ser ocultado, disse ao Jornal de Angola o coordenador do prémio, Hermenegildo Seca, para quem o júri tem o direito de não haver um vencedora, caso os trabalhos não tenham qualidade ou desrespeitem os critérios de avaliação.
Segundo o regulamento do concurso, as propostas de livros inéditos podem ser de autoria de nacionais e estrangeiros, desde que residam no país há mais de três anos. O vencedor da primeira edição é conhecido a 13 de Setembro, data em que a Imprensa Nacional completa 174.
O Prémio Imprensa Nacional de Literatura tem como objectivo estimular a escrita, a criação literária e os hábitos de leitura, assim como valorizar o talento nacional e descobrir e promover novos e desconhecidos autores no mercado literário angolano.
O autor da proposta vencedora ao Prémio Imprensa Nacional de Literatura recebe o prémio de 1 milhão de kwanzas e a edição e publicação do trabalho. A Imprensa Nacional compromete-se também a fazer a comercialização do livro. Além da distinção principal, o júri do concurso pode igualmente atribuir uma ou mais menções honrosas.
A Imprensa Nacional pretende ainda com a realização do concurso estimular todos os anos a criação literária em Angola, principalmente nas categorias de conto e poesia, de forma a garantir uma próxima geração de autores nacionais, melhor capacitados e experientes.
O júri desta edição é composto por um membro na União dos Escritores Angolanos (UEA), um professor universitário e um editor.