Cultura

Gabriel Tchiema preocupado com modernização musical

A modernização da música tradicional do leste do país, com a introdução de instrumentos modernos, preocupa o director do Gabinete Provincial da Cultura na Lunda-Sul, Gabriel Tchiema.

Também cantor e compositor, Gabriel Tchiema sugeriu aos colegas, particularmente da nova geração, para consultarem especialistas com o objectivo de melhorarem os conteúdos.
Em declarações à Angop, sobre o estado da cultura na província da Lunda-Sul, o responsável afirmou que a música tradicional do leste está a perder originalidade.
Apontou ainda a carência de instrumentos tradicionais e de executores para a produção regular, sendo uma das principais causas do problema, obrigando os artistas da nova geração a recorrerem aos instrumentos modernos.
Apelou aos fabricadores de instrumentos musicais para retomarem a produção, com vista a garantir mais produção musical.
Na sua óptica, a entrada em funcionamento da Casa da Cultura, na capital da Lunda-Sul, este ano, vai ajudar a formar artistas no domínio do canto e instrumentalização.
Na Lunda-Sul, existem cinco bandas e 29 grupos musicais, 20 cantores, 11 grupos gospel, cinco grupos de teatro, cinco artistas plásticos, 10 promotores de eventos culturais, três associações, sendo uma de Carnaval, uma de compositores e outra de dança.